20200802_181029.jpg

Sou artista e pesquisadora que atua na interseção entre artes tradicionais e novas tecnologias. Minha prática investiga como máquinas e materiais podem se tornar expressivos e ganhar vida, mais recentemente por meio do teatro de bonecos e do uso de drones. No meio acadêmico, me dedico a construir pontes interdisciplinares e inclusivas entre a arte, a ciência e a engenharia.

............................................................................................................................................................................

Minha jornada artística é impulsionada por uma profunda apreciação pelas formas de arte tradicionais e curiosidade sobre as novas tecnologias. Eu trabalho com conceitos fundamentais da arte tradicional, tirando inspiração de suas técnicas, temas e narrativas. No entanto, também sou fascinada pela evolução constante da tecnologia. Na minha prática, não se trata de substituir o passado, mas de utilizar ferramentas como a matemática, a robótica e os estudos de jogos para expandir os limites da expressão artística.

Minha investigação artística foca no potencial expressivo de diversos meios, buscando revelar a centelha de vida em máquinas e objetos inanimados. Por meio da experimentação com diferentes mídias, investigo como materiais inertes podem ser imbuidos de um senso de vitalidade. Como entusiasta da ciência, também sou cativada pelo potencial de diversas tecnologias para gerar padrões inspirados em temas matemáticos. Essa abordagem me permite explorar a poesia oculta no mundo natural e nos sistemas tecnológicos. Colaboro com engenheiros, artistas, pesquisadores de mídia, físicos e outras mentes criativas para explorar a interseção de várias disciplinas como matemática, robótica, estudos de jogos e artes tradicionais.

Recebi a bolsa de pós-doutorado Marie Curie para trabalhar no projeto Isabella's Flight: Aerial System for Puppetry with Drones. Isabella's Flight é um projeto de pesquisa que combina a arte tradicional de teatro de bonecos com a tecnologia de drones. Minha pesquisa se concentra no desenvolvimento do potencial expressivo dos drones para criar dois personagens com personalidades, emoções e processos de pensamento. O estudo explora a construção, as técnicas de controle e os princípios de animação que tornam as marionetes de drones mais realistas e emocionalmente envolventes.

Concluí meus estudos de doutorado na Universidade Concordia com dois projetos de pesquisa-criação, ROBOT LUDENS e PICT.IO. ROBOT LUDENS é uma instalação artística que explora máquinas com aparência de vivas e mortas, enquanto PICT.IO é um Jogo de Desenho Colaborativo para Humanos e Máquinas. Conduzi múltiplos projetos de pesquisa-criação nos últimos quinze anos envolvendo arte e tecnologia. Em muitos desses projetos, atuei como coordenadora geral e diretora artística, orquestrando os diversos aspectos da produção. Exibi minha obra de arte no ZKM (2017), no Papier Fest (2019) e no Printemps Numérique (2019). Recebi uma bolsa de estudos da Fundação CAPES (do Ministério da Educação do Brasil) para cursar meu doutorado no Canadá. Recebi financiamento para implementar meu trabalho, incluindo o Fundo de Apoio a Cultura (FAC) do Brasil (2011), a bolsa de pesquisa-criação do Hexagram (2017) e financiamento interno das faculdades de artes e engenharia da Concordia para criar a obra de pintura com luz de drone (2019). De 2021 a 2024, recebi a Bolsa Marie Curie da Comissão Europeia e fui contratada como pesquisadora de pós-doutorado na UCLouvain.

Trabalhando na academia, meu principal objetivo é estabelecer uma aliança de pesquisa entre as faculdades de artes e os campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para colaboração interdisciplinar. Meu objetivo é fornecer oportunidades para que os alunos apliquem conhecimentos teóricos, criando arte midiática, jogos e outros projetos exploratórios que contextualizem e melhorem sua experiência de aprendizado. Além disso, quero promover discussões mais abrangentes sobre os aspectos técnicos, estéticos, sociais e políticos do desenvolvimento tecnológico, enquanto busco tornar os campos de STEM e a academia mais acessíveis a grupos marginalizados.